Seguidores

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Resenha: A Captura (A Lenda dos Guardiões 1)

Gostaria de não saber desses crimes atrozes.
É todo dia agora. E o que vamos fazer?
Quero voar pra bem longe, mas hoje não dá.
Não sei o que pensar e nem o que dizer.
Só nos sobrou do amor a falta que ficou.
- Legião Urbana
Só pra você saber, eu terminei de lê-lo em 27/12/2013.

Sinopse:
Soren tentou desesperadamente bater as pequenas asas curtas. Inútil! "Estou morto. Uma corujinha morta. Três semanas fora da casca e a minha vida termina!", ele pensou. Soren, uma coruja jovem e inteligente, vive na pacífica Floresta de Tyto. Ele nem desconfia que uma grande e inimaginável ameaça vai transformar sua vida para sempre.
Depois de cair do ninho onde mora, Soren é sequestrado e levado à sinistra Academia S. Aegolius para Corujas Órfãs. Lá, ele e outros filhotes são forçados a trabalhar e ficam expostos à Lua cheia, que os hipnotiza e transforma em seres vazios, sem lembranças de quem eram. Qualquer reação ou pergunta pode resultar em terríveis castigos ou até ser fatal! Enquanto luta para não perder a identidade, Soren faz uma amiga, Gylfie. Os dois logo descobrem que a única maneira de fugir dali é aprender a voar - voar até Ga Hoole, um reino de bravos guerreiros, os únicos que podem proteger as corujas de tamanho perigo. 
Será que eles vão descobrir a razão dos sequestros? Ga Hoole existe ou é só uma lenda? Junte-se a Soren e Gylfie e conheça um universo repleto de fantasia, surpresas e ação. A série A Lenda dos Guardiões ficou por diversas semanas na lista dos livros mais vendidos do New York Times e deu origem a um filme. A Captura é o início de uma história envolvente, diferente de tudo o que você já viu.

Caso você tenha pulado a sinopse, eis um resumo: o livro faz parte de uma coleção de 18 livros (nunca que vou terminar). A história da série é sobre corujas lendárias com feitos heróicos. O primeiro livro (A Captura) monta o plano de fundo para série. Esse livro começa com o nascimento da irmã de Soren, uma coruja-da-igreja que tem um irmão mais velho. A autora gosta muito de corujas, e criou todo um mundo que mescla fantasia e realidade. Soren mora com os irmãos, pais e sua babá, que é uma serpente cega. Os ninhos estão sofrendo ataques e filhotes estão sumindo. Um dia, Soren está no chão da árvore e é levado por uma coruja para um lugar misterioso, chamado Academia S.Aegolius para Corujas Órfãs. Ele nem tem penas de voo ainda e sofre muito ser separado de sua família tão cedo. Junto com Gylfie, Soren faz de tudo para não ser hipnotizado pela lua e esquecer quem é de onde veio, descobrir o que se passa lá de verdade, e voltar para casa. Será que alguém já escapou de lá? Por que eles querem as pelotas? E por que roubam ovos? Todos os reinos da coruja correm perigo.

Um dos livros que estava há mais tempo na minha estante Vou Ler no Skoob.
O conheci pelo filme, que gosto demais. Mas nunca me empenhei em ler o livro. Até que o encontrei por um terço do preço e frete grátis no site da Livraria Cultura! A capa tem aquele relevo brilhoso no Soren que dá um aspecto de profundidade, e a chuva é impecável. (Morro de raiva por nunca ter conseguido fotografar essa coruja que tem aqui na cidade.)

Gostei bastante, o livro é bem detalhado, embora eu tenha achado algumas descrições difíceis de imaginar. É cheio de mistério e partes que me deixaram bem nervoso quanto ao que aconteceria, além de muitas surpresas e revelações. Sem se falar que o livro usa muitos termos comuns no mundo das corujas como Glaux, que é uma coruja lendária e é invocada tipo quando a gente diz: "ah meu Deus!" ou "pelos céus!"; e moela, que é para eles o que nosso coração figurativo é para nós humanos. Pelo menos cronologicamente o filme foi fiel ao livro, mas claro que tem muitas mudanças. E o livro ainda tem uma parte com um mapa das regiões e outra com uma pequena descrição dos personagens. Só que muitas coisas só são descobertas nos livros seguintes.


E você, já leu?

4 comentários:

  1. ja conhecia o livro, mais ainda não li o/ gostei bastante da sinopse, kkk como assim 18 livros?? eu ja tinha visto ele na submarino, mas nem sabia que eram tantos livros assim, (risos), torço pra que vc consiga ler todos (mesmo vc não acreditando em ta hipótese). Não consigo decidir qual é a capa mais bonita, acho que a capa brasileira.. nem sei direito.
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, as duas são muito bonitas. E dentro tem ilustrações nas orelhas e as capas dos 2 próximos, com uma pequena descrição. Tenho certeza que nunca vi uma série tão grande!

      Bem vinda ao blog, monstrinha!

      Excluir
  2. A sinopse me atraiu e adorei a sua resenha! Nunca tinha lido uma resenha sobre o livro. Vou tentar acha-lo para ler!
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não. Leia. Quando você lê-lo, quero saber sua opinião sobre ele. Espero que goste. =)

      Excluir

Angel Lyla