Seguidores

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Resenha: Em Chamas

Olhos queimando o caminho através de mim.
Paralisia controlando completamente.
Agora há um fogo em mim.
Um fogo que queima.
Este fogo está fora de controle!
Estou indo queimar a cidade.
Eu queimarei tudo.
- Franz Ferdinand

(Em primeiro lugar, me dói ter de traduzir essa música. Perde o encanto original. *suspiro*)
Eu nem sei por onde começar a resenha. Então vamos deixar minha opinião para o final.
Sinopse:
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Título Original: Catching Fire
Ano: 2011
Páginas: 413
5* (favorito)

Em primeiro lugar (de novo), não se preocupe com spoilers. Nessa resenha colocarei o mínimo necessário de informações sobre o livro e a história em si. Mas só pra você saber, os Jogos desse ano (75ª edição) é o Massacre Quartenário, que ocorre a cada 25 anos, quando uma regra inédita é aplicada ("algumas mudanças terríveis para os tributos", pág 45). 
Muitas surpresas, muitas revelações, muito suspense e mistério (alguns para o próximo)  e, claro, muita ação! Tentei ao máximo que pude adiar o fim da leitura. Quando eu o tirei da embalagem, prometi a mim mesmo: "vai ser só esse capítulo." Mas, quando eu menos esperava, apareceu a frase: "Fim do Livro 2." Ahh!!!

"Eu não vou para lugar nenhum.
Vou ficar bem aqui e arrumar todo tipo de encrenca que for possível." - pág 131

Achei a primeira parte mais parada do que a final, mas gostei de conhecer mais o Distrito 12 e ver como continuou a vida dos ganhadores, o que mudou e tal. Podemos ver melhor a interação entre Katniss, Gale e Peeta. A vida de Haymitch, o poder da Capital manifestado através do Presidente Snow, além de personagens inéditos.


"Quem poderia ser a essa hora da noite? Só pode haver uma resposta." - pág 127

Esse livro me fez passar a noite acordado, me tirou o fôlego literalmente, me fez gritar em umas partes e chorar num certo capítulo, me ensinou a valorizar as coisas que tenho, por mais simples que sejam, seja pessoas (como os amigos e parentes da Katniss no Distrito 12 ou seu "pessoal" da Capital ou mesmo os desconhecidos que ela se apegava nos outros distritos, mas que a valorizavam, porque poderiam ser tirados dela a qualquer momento) ou objetos (como as dádivas enviadas na arena nesse e no livro anterior. Não é curioso ela "orar" ao Haymitch e as dádivas "caírem do céu" ou não, indicando que ela poderia aguentar mais? Nem sempre ela entendia para que serviriam, mas sabia que era algum recado.) Teve capítulos e páginas que li umas duas vezes, para garantir que entendi ou para sentir de novo a emoção.

"A Capital não vai permitir que [Haymitch] se esqueça desse ano." - pág 45

Maravilhoso e emocionante, não do jeito que já usei essas palavras alguma outra vez na vida, mas de um jeito totalmente novo e único, que só esse livro é capaz de proporcionar.
Às vezes penso que Suzanne Collins teve num único sonho todos os detalhes da trilogia, porque é muito perfeita para se ter ido por outro caminho. Os diálogos são inacreditáveis e as referências e alusões internas não são menos impressionantes. Agora vamos ao vocabulário:
Acossando: perseguindo com empenho, com ardor;
Inócua: inofensiva (basicamente isso);
Sopesando: suspender para avaliar o peso, equilibrar;
Sofregamente: ávidamente faminto, impaciente, ansioso;
Ojeriza: repulsa, repugnância, aversão;
Parco: poupado, econômico, escasso.

"Meus conselheiros estavam preocupados com a possibilidade de você ser uma pessoa difícil, mas você não está pensando em ser uma pessoa difícil, está?" - pág 112

Como toda outra distopia, me pergunto: Como os outros países interagem com Panem e vice-versa? E, tipo, o que houve com a poluição da nossa época? Sem se falar que a decadência moral deveria estar ainda mais crítica, tanto na frívola Capital quanto no empobrecido Distrito 12. Agora é só comparar com o filme e torcer pro volume 3 chegar logo.

Em Chamas!!!

E você, já leu? O que achou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Angel Lyla