Seguidores

sábado, 1 de fevereiro de 2014

MBTI Literário - Plano de Fundo

AVISO!
Essa postagem oferece altos níveis teóricos e complexos, propensão a confusão e muitas informações desnecessárias.
Não nos responsabilizamos pelo efeito em sua mente nem oferecemos seu tempo de volta.

Olá, amigos treehousers!
Há tempos penso em fazer isso e nunca faço. Então tô fazendo. Acredite em mim: não é tão complicado quanto parece. Se deixar para ler depois que eu colocar os personagens nas postagens seguintes, você verá como é interessante e até divertido.

MBTI é um dos muitos sistemas psicológicos que estuda e cataloga as pessoas, e é o meu favorito. Vou dispensá-los da história dele e ir logo para a parte prática.

O MBTI ajuda no desenvolvimento pessoal (forças e fraquezas), relacionamentos, carreira, estresse e tal. É até usado por muitas empresas para colocar os funcionários nas áreas em que são bons. Eu também uso para desenvolver meus personagens.
Gosto muito de ler sobre um personagem ou vê-lo num filme e "tipá-lo". É um pouco difícil, mas acho muito interessante e divertido (e sei que não sou o único). Nessa nova seção, vou tipar os personagens de livros que já li, especialmente se resenhei aqui no blog, e até autores. Por favor, se você conhece o MBTI, não deixe de comentar o que achou, especialmente se não concordar com a tipagem.

Na postagem de hoje, vou fazer um pequeno resumo das funções e dos 16 Tipos, para, nas postagens seguintes, você não se perder com os personagens. A primeira parte é sobre as funções e a segunda, sobre os 16 Tipos. Lhe recomendo ir logo para a parte dos Tipos, e, se quiser saber a origem deles, aí você volta às funções.

O MBTI classifica a humanidade em 16 Tipos Psicológicos, com um código de 4 letras cada, que indicam quais as funções cognitivas de cada um, sua direção e hierarquia.

FUNÇÕES
A última letra do código de cada tipo é o J ou P.
No código, indicam quais das funções em destaque são para o mundo, ou seja, Extrovertidas. Se lidamos com o mundo exterior tomando decisões (julgando) ou colhendo informações (percebendo).
J - Julgamento: função de tomada de decisões. Js tem uma vida estruturada, organizada, seguem procedimentos, fazem listas, se preparam antes de agir, são metódicos e coisas do tipo. Suas funções de tomada de decisão são F e T. 
P - Percepção: função de recolhimento de informações. Ps costumam ser flexíveis e adaptáveis, sabem improvisar e não gostam de serem presos por rotinas e procedimentos. Suas funções de colheita de informação são N e S.

A 3ª letra é o F ou T.
Se formos um J, essa será nossa função para o mundo exterior.
F - Sentimento: Fs são emocionais, os coração-mole, tomam decisões baseados na forma como se sentem a respeito.
T - Pensamento: Ts são racionais e lógicos, os cabeça-dura, tomam decisões usando a lógica e razão da situação.

A 2ª letra é o S ou N.
Se formos um P, essa será nossa função extrovertida.
S - Sensação: Sensoriais são concretos e práticos, os pés-no-chão, percebem o mundo através dos 5 sentidos e preferem fatos.
N - Intuição: Intuitivos são abstratos e teóricos, os cabeça-nas-nuvens, percebem o mundo através de ideias e possibilidades.

A 1ª letra é o E ou I.
Ela que indica qual a nossa função Dominante.
E - extroversão: pessoas desinibidas que preferem a ação.
I - introversão: pessoas mais inibidas e reservadas.

Você toma decisões (J) pro mundo (E) e para si (I) e percebe (P) o mundo (E) e a si (I).
Combinando tudo, temos as 8 funções:
Fe – expressivo, sensível à crítica, valoriza harmonia, vive de acordo com as normas.
Fi – esconde emoções, valoriza identidade, prefere os próprios sentimento aos dos outros.
Te – pensa em voz alta, pragmático, confrontador, precisa de provas objetivas, lógica dedutiva.
Ti – pensamento interno, não confronta, lógica indutiva, ideias organizadas, destacado.
Se – vive no presente, mãos à obra, se mostra, busca experiências, pensa em seus pés.
Si – vive no passado, lembra detalhes, busca segurança, segue regras, vai pelo livro.
Ne – criatividade, novas ideias, adiciona informações às ideias, mente aberta, tédio da rotina.
Ni – quadro inteiro, conecta ideias existentes, busca similaridades, simplifica ideias ao núcleo.

Lembre-se: os pares ocorrem assim Fe+Ti, Te+Fi, Se+Ni, Ne+Si.
Cada um tem uma hierarquia de funções, sendo a Dominante a que mais usamos e melhor, e a Inferior nossa função menos desenvolvida, geralmente usada apenas sob estresse.

TIPOS
Finalmente, os 16 Tipos Psicológicos e suas funções, com uma breve descrição (alistei pelas letras centrais, mas há diversas formas de agrupá-los). As funções estão em parênteses, para verificação dos personagens nas postagens seguinte:

NFs
INFJ, o Conselheiro (o mais contemplativo e empático) – “uma inspiração para outros”: reflexivo/introspectivo, cuidadoso, discreto, criativo, psíquico, bem dotado linguisticamente. (Ni, Fe, Ti, Se)
ENFJ, o Instrutor (o mais persuasivo) – “boca falando persuasão”: carismático, compassivo, possibilidades para pessoas, ignora o desagradável, idealista. (Fe, Ni, Se, Ti)
ENFP, o Campeão/herói (o mais otimista) – “dando a vida um aperto extra”: dirigido a pessoas, criativo, busca harmonia, vive de folia, mais começos do que finais. (Ne, Fi, Te, Si)
INFP, o Curador/sonhador (o mais idealista e menos diretivo) – “executando um serviço nobre para ajudar a sociedade”: estritos valores pessoais, busca paz e ordem interior, criativo, não diretivo, reservado. (Fi, Ne, Si, Te)

NTs
INTJ, o Gênio/Cérebro Mestre (o mais independente) – “tudo tem espaço para melhora”: baseado em teoria, cético, “meu jeito”, alta necessidade de competência, vê o mundo como um jogo de xadrez. (Ni, Te, Fi, Se)
ENTJ, o Marechal (o mais dominante e recrutante) – “Líder natural da vida”: visionário, gregário, argumentativo, planejador de sistemas, leva a carga, intolerância à incompetência. (Te, Ni, Se, Fi)
ENTP, o Inventor (o mais inventivo) – “um desafio excitante após outro”: argumenta os dois lados de algo para aprender, testa os limites, entusiástico, novas ideias.
INTP, o Arquiteto/pensador (o mais lógico e conceitual) – “ama solucionar problemas”: desafia outros a pensar, professor distraído, precisa de competência, socialmente cauteloso.(Ti, Ne, Si, Fe)

STs
ISTJ, o Inspetor (o mais responsável e confiável, forte e silencioso) – “fazendo o que deveria ser feito”: organizado, compulsivo, privado, fidedigno, prático. (Si, Te, Fi, Ne)
ESTJ, o Supervisor (o mais forte) – “administrador da vida”: ordem e estrutura, sociável, teimoso, dirigido a resultados, produtor, tradicional. (Te, Si, Ne, Fi)
ESTP, o Promotor (o mais imprevisível, espontâneo e divertido) – “o realista final”: abordagem não convencional, diversão gregária, vive pro aqui e agora, bom em resolver problemas. (Se, Ti, Fe, Ni)
ISTP, o Artífice (o mais pragmático e hábil com ferramentas) – “pronto pra tentar qualquer coisa uma vez”: muito observador, frio e indiferente, mãos à praticidade, despretensioso, pronto para o que acontecer. (Ti, Se, Ni, Fe)

SFs
ISFJ, o Protetor (o mais leal e fiel) – “alto senso de dever”: amável, trabalha atrás das cenas, pronto para o sacrifício, responsável, prefere “fazer”. (Si, Fe, Ti, Ne)
ESFJ, o Provedor (o mais harmonizador e sociável) – “anfitrião do mundo”: gracioso, boas habilidades interpessoais, previdente, apropriado, ansioso para agradar. (Fe, Si, Ne, Ti)
ESFP, o Ator (o mais generoso) – “você só vive uma vez na vida”: sociável, espontâneo, ama surpresas, reduz a burocracia, manipula múltiplos projetos/eventos. (Se, Fi, Te, Ni)
ISFP, o Compositor (o mais artístico e amável) – “vê muito, mas compartilha pouco”: caloroso e sensível, modesto, planejador de curto alcance, bom membro de equipe, em contato consigo mesmo e com a natureza. (Fi, Se, Ni, Te)

A próxima postagem da série será sobre os personagens de Jogos Vorazes. Não perca!

Se você tiver sugestão de personagens, sinta-se à vontade para me indicar.

7 comentários:

  1. Legal Abel! Ei tu disse que vai ter sobre personagens de A Seleção também, embora você já tenha mencionado sobre a America?

    ResponderExcluir
  2. Sim, e os de Júlio Verne, Divergente, Infinity Ring e qualquer outro livro que eu ler.

    ResponderExcluir
  3. Ei Abel quando vai haver a intrevista????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *Entrevista. ^.^'
      Em primeiro lugar, você mata um de vergonha, estragando surpresas. ú.ù'
      Em segundo, talvez amanhã, não sei... ù.ú

      Excluir
  4. Respostas
    1. Aaah.. eu vi que é infj. Que legal.. Gostei da forma como você fez esta postagem sobre o MBTI. :D eu sou enfp.

      Excluir
  5. Hi, eu sou uma INFJ e claro, ando vasculhando maneiras de me entender, entender os outros, me melhorar e melhorar os outros também. Nada melhor que um INFJ para me ajudar a entender simplificadamente e didáticamente o MBTI. Agora tô feliz.

    ResponderExcluir

Angel Lyla