Seguidores

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Livros em 2013

Não deixe nada pra depois,
Não deixe o tempo passar.
Não deixe nada pra semana que vem,
Porque semana que vem
Pode nem chegar.
- Pitty

N, n, n, p, p, p... Interessante.
Alô, amigos treehousers!
Na postagem de hoje, vou fazer breves comentários sobre os 37 livros que li em 2013, em 6 categorias.
Mas antes, queria apenas dizer que foi bem legal chegar em casa ontem à noite e meus pais dizerem que o cara de Fortaleza venceu o The Voice Brasil. Não que eu assistisse ou que ache que nacionalidade influencia esse tipo de coisa, mas fiquei feliz com isso.
Então vamos a postagem!
Milton, nível 1, Academia Skeelz - Urban Rivals

Clássicos (Internacionais) - 7
Alice no País das Maravilhas (5*):
Infelizmente, não me lembro bem o que me levou a ler esse livro. Mas é um dos meus favoritos. A Alice é demais. Também é o meu livro favorito de Caroll. Foi esse livro que me inspirou a fazer o da Ariel. Infelizmente, também, não o tenho impresso. Li em PDF.
(4*):
O mesmo de cima, só que de uma coleção que "quadrinizou" clássicos. Foi bem fiel ao original, mas gostaria que os desenhos fossem melhores. E, sim, o comprei impresso.

Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá (4*):
É meio que a continuação do Alice no País das Maravilhas e inspiração pro meu 4º livro. Ao invés de cartas de baralho, são peças de xadrez. A Disney não tinha o que fazer e lançou o filme misturando personagens dos dois livros, que foi uma desonra para mim. Mas prefiro o primeiro livro, embora tenha gostado de ter mais uma oportunidade de estar com a amável Alice. *suspiro*

Viagem ao Centro da Terra (5*):
Mais uma obra de arte de Verne. Vão por mim, não confiem nos filmes. Foi um dos primeiros livros de muitas páginas que li. Essa versão tem capa duras os desenhos na capa são dourados. Ninguém mais quer fazer livros assim. Na próxima vez que o ler, farei uma resenha.

Tio Robinson (4*):
Achei muito legal a outra perspectiva que Verne narrou náufragos numa ilha deserta (a primeira foi em A Ilha Misteriosa). Pena que ele nunca pôde o terminar. Encontrei o livro por acaso, não o conhecia, mas quando vi Júlio Verne na capa, não teve jeito.

O Pequeno Príncipe (4*):
Li em um dia porque era emprestado, mas nunca o devolvi. (Não se preocupem, a dona não é bookaholica.) Li mais por ser um clássico, mas nunca havia me interessado. Me fez refletir muitas coisas, mas achei algumas partes bizarras, mesmo eu sendo melancólico. Resenha.

A Ilha do Tesouro (4*):
Você já sabe que gosto de ilhas, piratas, navios... Pois é. Mesmo assim, há tempos marquei esse livro como Vou Ler, mas nunca investi nisso. Até que o comprei (uma versão da década de 70) e gostei. Resenha.

Nacionais - 8

O Guarani (5*):
Não sei o que eu estava fazendo que não li esse livro antes. É formidável! (Quem usa essa palavra ainda?) Li numa tarde. Pretendo ler outros relacionados como Iracema e Ubirajara. Não deixa de ser um clássico do século 19. É tão bom ler sem pressão. Resenha.

Um rosa no ano 2104 (3*):
Me decepcionei com o livro. É legal, uma boa proposta, autor nacional e tal, mas achei que faltou mais desenvolvimento. Talvez o autor quisesse apenas contar um conto, não uma história mesmo. O final foi muito... vago? Sei lá. Se você tiver lido, me diz o que achou.

O Roubo das Agendas (4*):
Aí sim, um livro bacana! Desde a primeira página não consegui parar de lê-lo. É um dos meus livros favoritos. Leitura super gostosa.

Sete Universos Nada Paralelos (4*):
Um livro com 7 contos de ficção científica muito bons, com suspense, mistérios e reflexões. Gostei demais. Por isso, meu 3º livro será de contos.

Em busca do novo rei (3*):
Gosto da coleção e me surpreendi com a proposta desse livro de "você decide o final". São 5 opções diferentes (tentei explorar isso na Ariel), e há vários finais. É legal e tal, mas não curto o lance de bruxas, fadas e coisas do tipo. Troquei ele assim que terminei.

Pedro Médio e Rita Doce (5*):
*enxuga lágrima* Galera, tudo de bom esse livro. Nunca pensei que fosse voltar a ver o Pedro e a Telma me surpreendeu mais uma vez. Foi um dos dias mais felizes do ano. Resenha. Vamos pro próximo, por favor.

Marília, Mar e Ilha (5*):
Eu disse "bruxas e fadas", não falei de sereias. ;/ Li ele pela primeira vez em 2008, na estagiando na Biblioteca. Nem lembrava direito mas gostei de reencontrá-o nos sebos da vida. São duas narrativas, duas histórias, que se entrelaçam. Falando nisso...

Ariel no Mar das Maravilhas (adivinha):
"Não, sério?" Sim, eu li esse livro. É até legalzin', sabe? Mas sei de gente que o leu mais rápido que eu...

Espirituais - 2

Anuário das Testemunhas de Jeová 2013 (5*):
Nesse ano, ele está bem menor, então fica muito mais fácil de ler e lembrar do que foi lido. É tão bom conversar com outros que leram sobre os relatos que ocorreram no mundo durante o ano. Mal posso esperar o do ano que vem.

Achegue-se a Jeová (5*):
Fiquei procrastinando a leitura, mas é um livro muito bom mesmo. Destaca os 4 (5) atributos de Deus, com capítulos especiais mostrando como Jesus os refletiu. Um dos diferenciais são os quadros de meditação. Como eu ia saber que será estudado em 2014?

Científicos e afins - 6

Leonardo e a caneta que desenhava o futuro (5*);
Einstein e as máquinas do tempo (5*);
Edison - como inventar de tudo e mais um pouco (5*):
Ah, Leonardo. Que livros legais, viu? A coleção toda, afinal. Pretendo completá-la. Para quem não sabe, eles mesmo narram suas histórias. Edison, seu-

Como seria sua vida no Império Asteca? (5*):
Você sabe que curto história e esse livro foi um prato cheio para mim. Veio até com um encarte! Gostaria de ter os outros 4 da coleção.

Astecas (5*):
Eu tenho muito orgulho do meu continente, sabe? Pretendo completar a coleção (são apenas 4). É mais detalhado do que o anterior. Capa dura, belas ilustrações, páginas especias... [Menino! Para de babar no teclado!]

Atlas Visuais dos Animais (5*):
De longe, um dos melhores livros que tenho! Capa dura, é bem grande (não extenso). Fisiologia animal é tudo de bom! Devorei eles (é uma alusão ao leão na capa... ;/)

Atuais - 8

Quem poderia ser a uma hora dessas? (5*):
Nunca tinha lido nada parecido. Não sei como é a Desventura em Série, mas a série Só Perguntas Erradas é muito legal! Resenha.

A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista (4*):
Um romance bonitinho para relaxar. Demorei lendo porque era PDF, mas pretendo tê-lo impresso, só não tenho me esforçado quanto a isso. Resenha.

O Teorema Katherine (4*):
É como eu sempre digo: Ô autor para causar divisão nos fãs esse John Green. Pertenço ao grupo que criou expectativas demais e se frustrou. Mas, veja, eu achei o livro Muito Bom, só não Excelente. Mas não pretendo mais ler Green por enquanto. Resenha.

A Seleção; O Príncipe e A Elite (5***):
Você já sabe o que vou dizer, né? Amo demais essa série. Finalmente minhas unhas vão poder crescer à vontade até os próximos lançamentos. Resenhas: Seleção, Príncipe, Elite.

Um motim no tempo e Dividir e conquistar (5*):
Uma mais minhas mais felizes descobertas. Nada contra quem curte essas séries de fantasia com bruxos e semideuses, mas prefiro ficção científica, e Infinity Ring é que faz meu tipo. Resenha: Um motim no tempo, Dividir e Conquistar.

Outros - 6

Nossa! Garotas são de Saturno, Garotos são de Júpiter... (4*):
É um livro interessante e contou muitas verdades, mas não é bem meu tipo. Mas não deixa de lembrar Mulheres são de Vênus, Homens são de Marte.

O Restaurante no Fim do Universo e A vida, O Universo e Tudo Mais (5*):
Também acho que poderiam estar nos clássicos. *pensa* Mas deixa assim mesmo. Para quem não sabe, são o volume 2 e 3 da "trilogia de 5" (que agora são 6) O Guia do Mochileiro das Galáxias. Puxa, acho que li livros de todas as minhas séries favoritas nesse ano. Realizei um sonho quando os adquiri, sendo que comprei o 3 antes do 2. Acontece.

Rodrick é o Cara (Diário de um banana 2) (5*):
Ganhei de presente, e, querem saber? É uma sensação maravilhosa. Nunca li o 1º. 

Obrigado por existir (5*):
Um livro muito bonito, divertido e profundo. Pretendo comprar mais do autor.

A Captura (A Lenda dos Guardiões 1) (5*):

Terminei de ler hoje. Comprei por causa duma promoção. Não sei se vou tentar completá-la, já que são uns 18 volumes. Na resenha, contarei mais.

Aproveitando,
Abandonei

A Arte da Guerra
Trabalho do curso. Odeio ler por obrigação. Parece ser interessante, tem muitas aplicações e interpretações, mas não tenho a menor vontade de terminá-lo.

Academia de Princesas
Ainda bem que não comprei. A história não me despertou um pingo de curiosidade e é bem extensa. Não é uma combinação legal.

A Metamorfose
Pretendo terminá-lo, mas Deus sabe quando. Para falar a verdade, acho que teria o terminado se o tivesse impresso. Fica a dica.
Milton, nível 2, Academia Skeelz - Urban Rivals

Espero que não tenha faltado nenhum porque percebi que li alguns mas não marquei a data, aí foi difícil verificar de um por um.
Aliás, olhando os livros, fiquei pensando: "Hey - eu li esse!" Mas não. Eu só o comprei e comecei, mas nunca terminei. Trágico.
Então é isso, galera. Sei de gente que leu bem mais, mas é assim mesmo. Agora eu vou assistir Jogos Vorazes.
E vocês, que livros mais gostaram de ler nesse ano?

7 comentários:

  1. Uau! Um monte de clássicos! Queria tanto ler Academia de princesas, mas seu comentário me desanimou. A arte da guerra eu acho que tem aqui em casa, cheio de poeira, ninguém tem interesse. AMO O pequeno príncipe e adoro os livros da Kiera Kass. Ótimas leituras!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal!
      O Academia não tive paciência. Achei o começo muito parado, não me despertou interesse. Muitos livros começam devagar, logo ficam animados, como A Seleção. Mas tem gosto para tudo, né?
      Reconheço o valor de Arte da Guerra, mas não me diz respeito, é mais para empreendedores, líderes e tal.
      Obrigado pela visita!
      Bem vinda ao blog! =D
      'té mais!

      Excluir
  2. Saudações Mochileiro.

    Passando para retribuir sua visita e relembrar que eu estou ansioso por seu livro.
    Já separei uma toalha novinha para enfrentar as aventura no mundo de Ariel.

    Até mais companheiro.

    ResponderExcluir
  3. Caramba muitos clássicos! Seu gosto é totalmente peculiar Abel! Mas gostei de suas leituras! E também gostei do post, diferentemente do que todos fazem escolhendo os melhores, você postou todos (eu pensei em fazer isso, mas confesso que a preguiça me dominou, então postei só os 10 mais). Maaas serio eu li O Guarani na escola (e não sei se foi pq foi obrigação mas não gostei muito não) e como assim vc deu nota 5? kkkkkkkkk! Eu até gostei no início mas depois foi me dando uma impaciência! Estou louca pra ler A Seleção, este ano preciso ler esta serie! E o Restaurante no fim do oceano, ops no fim do universo é muito legal mesmo! Muito legal seu post! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu sou assim mesmo.
      Sobre o Guarani,talvez porque o meu era uma versão atualizada (linguagem) e resumida, quem sabe?
      Ahh! Como assim você não leu a Seleção? OMG! Mas tudo bem porque você vai esperar bem menos que nós pela continuação.
      Obrigado e valeu!

      Excluir
    2. Hahahá que esperto! O Guarani em versão atualizada e resumida deve ser outro mundo! Eu li ele a uns 6 anos atrás com a linguagem original e o livro era giga! Eu até comecei ler A Seleção mas em ebook e não consegui terminar, preciso comprá-lo, tenho certeza que com o livro físico eu vou ler em dois tempos. Pra esse ano minha lista está imensa, mas to correndo, já estou no penúltimo do desafio ;D

      Excluir

Angel Lyla