Seguidores

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

25 de Dezembro. Não, pera.

No dia em que eu saí de casa,
Minha mãe me disse:
"A internet fica."
Aí eu voltei.

Na postagem de hoje, eu gostaria de falar sobre uma pessoa, um homem, que admiro muito e que mudou a história da humanidade (pelo menos a cultura ocidental).

Ele morou com sua mãe e com seu padastro, e, embora vivesse em uma época em que a tradição dizia que os homens cuidariam dos negócios de toda a família, nunca demonstrou habilidade ou interesse para esses tipos de trabalho, se tornando um homem introspectivo que preferia passar horas sozinho observando as coisas da natureza, tendo sido uma criança autodidata.

Sua infância foi muito triste e solitária, pois laços afetivos entre ele e seus parentes não são encontrados como algo verdadeiro. Após sua mãe se tornar viúva, um incidente marcante mudou sua vida e seus objetivos para sempre. Tido por muitos como um mestre, seu intelecto superior e seus ensinos mudaram a forma como a humanidade enxergava a si e a seu avanço. Muitas especulações sobre sua vida começaram em sua época e perduram até hoje. Por exemplo, nunca se casou. Foi sepultado, não num túmulo qualquer, mais ao lado de outros homens célebres. Sua crença na razão deu um ar unificador e profético a suas leis.

Sua vida foi marcada pela luz, que ele tanto buscava e tentou explicá-la às pessoas a sua volta. Aliás, ele vivia numa época de escuridão espiritual, onde os líderes religiosos até lhe desprezavam, já que ele discordava de muitos ensinos religiosos de sua época, confrontando a maior religião de sua região na época. Explicava as Escrituras Sagradas através da razão, destacando a perfeição na natureza e proferindo suas conclusões sobre os judeus e até sobre o período do "fim do mundo". Era fascinado pelo Templo de Salomão, que teve um grande papel em um dos seus ensinamentos mais verdadeiros. Tido por alguns como um religioso fanático, chegou a travar polêmicas brabas com quem discordava de suas idéias.

A cruz teve um grande impacto em sua vida. Junto com seus poucos amigos, buscou mensagens angélicas, a vida eterna e transformar substâncias em outras. Sua fé em Deus evidencia-se na seguinte frase: "A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta."

Embora muitos achem que ele tenha nascido em 25 de dezembro, na verdade, nasceu em 4 de janeiro, no calendário gregoriano. Em seu epitáfio, foi escrito: "A natureza e suas leis estavam imersas em trevas; Deus disse 'Haja Newton' e tudo se iluminou."

Obrigado, Isaac Newton.
Newton, (1795), retratado por William Blake como um "geômetra divino".
Quem quiser saber mais sobre suas três leis principais, suas descobertas com a óptica, o heliocentrismo, seu telescópio, o movimento rosa-cruz, e seu lado alquimista, pode ler a matéria completa na Wikipédia e na SuperInteressante.

Mas, se preferirem saber sobre a divindade que nasceu em 25 de dezembro, pode ler também AQUI.

'té mais.

2 comentários:

  1. Nossa, não conhecia a história de Isaac Newton. Achei incrível e ele realmente foi um homem muito inteligente e estudioso.
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Luana.
      Quem sabe posto sobre outros escritores, artistas e cientistas...
      Bem vinda ao Casa Na Árvore! ^^

      Excluir

Angel Lyla