Seguidores

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

MBTI: Jogos Vorazes - Parte 1/2

"Eu vou parar de respirar
Se você não me notar.
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar."
- Peeta Cazuza

(Postagenzinha antiga, quase um ano na gaveta.
E grande.
But I'm back!)

Foi uma das postagens que mais demorei fazendo. Na época, havia acabado de ler Jogos Vorazes - Em Chamas. Então é um ótimo time para avaliar o MBTI. Alistei 18 personagens, mas não sou gênio nem o livro conta tudo sobre eles, então, haverá espaços em branco.

Se você tiver um palpite, sinta-se à vontade para explicar nos comentários. Mas como gosto muito da série, essa postagem será bem detalhada, então sinta-se à vontade para pular logo pros seus favoritos, ou apenas ver o Tipo de cada um no resumo que está no final, e deixar as explanações das funções para quem quiser mais explicações. 
AVISO: não lhe recomendo ler essa postagem se não tiver lido ao menos o 1º livro.
Os personagens aparecem na ordem em que aparecem na história.
E que os jogos comecem!

Katnip!
Katniss Everdeen - ahh, a protagonista... Supostamente a mais fácil de tipar. Só que não. Mas vamos a isso. Katniss não é uma garota comum na antiga literatura, a típica donzela em apuros. Não, ela é destemida, ousada, uma vencedora! Apesar de ter se oferecido para lutar no lugar de sua irmã, ela não é muito sensível às pessoas em geral, é toda desconfiada e tem dificuldade de entender as emoções alheias. Características de T.
Ela também é muito reservada, como quando estava chegando na Capital e não quis acenar pro público ou quando foi ser entrevistada e não sabia como agir ("todo mundo se sentiria assim naquela ocasião", você deve estar pensando, mas Peeta e outros não agiram assim. ù.ú), entre muitas outras ocasiões em que ela prefere ficar sozinha e não estar nos holofotes, sendo desajeitada na melhor das hipóteses. Traço de I.
Até agora já temos IxTx. 50%. Há quem consiga vê-la como qualquer um dos 4, mas vamos analisar cada um. ISTJ? Bem, considero ISTJs muito certinhos, dentro das normas e tradições. Não vejo Katniss assim. Ela não é muito certinha, burla regras (se você leu o livro, sabe das duas principais ocasiões a que me refiro), é rebelde e adaptável, flexível, age por impulso, muitas vezes sem pensar. Já chegamos a P, logo, temos IxTP, o que é apoiado por sua precisão com arco e flecha, que poderia ser um traço do Ti, ainda mais, dominante. Sem se falar no Fe como última função, usada sob estresse. Foi o que ela deve ter usado ao tomar o lugar de sua irmã.
Mas qual: INTP ou ISTP? Muito difícil, a ponto de sentir-me tentando a parar por aqui. Mas vamos apostar mais. Ela é muito intuitiva, (N) sempre pensando no que pode acontecer, levando muitos a tipá-la como INTJ. Mas como já eliminamos o J, recorremos ao outro IT intuitivo. Realmente, ela sempre é achada comparando coisas com o passado (Si). Poderia ser tranquilo uma INTP (Ti, Ne, Si, Fe), ou, para alguns, uma ISTJ mesmo (tendo o Si dominante). Por outro lado, mesmo tendo nome de flor, ela é a "Garota Quente", a "menina que pega fogo". Tipo assim, tudo a ver Fogo com SPs (artesãos). Isso faria mais sentido ser ISTP, que tem o Ni como função terciária, mas considero que Katniss a tem muito bem desenvolvida. Realmente, ISTPs são muito bons com ferramentas, como arco e flecha, e bons com o ambiente ao redor, como os outros artesãos.
“Eu estava doente. Eu podia ter me tratado se
eu tivesse os remédios que eu tenho agora.”
Sra.Everdeen - prestativa (F), solitária e reservada (I) e só. Como sofreu muito a perda do marido e sempre tenta ajudar outros como médica, considero traços de FJ, e, por, supostamente, viver lembrando do Sr.Everdeen (nitidamente um Si?), meu palpite é ISFJ. Uma ISFJ sofrida, reprimida e deprimida.
"Eu não ligo realmente se somos ricos. Eu só quero que você volte para casa.
Você tentará, não tentará? Realmente, realmente tentará?”
Primrose Everdeen - Prim é amiga de todos os seres vivos, independentemente de qualquer coisa, realmente (E), ela mostra a capacidade de usar o bom senso em situações com base no que está acontecendo atualmente (S); ela é ridiculamente bondosa e agradável (F), ela se torna orientado aos detalhes e relacionada com a tarefa de chegar ao objetivo (J). 
Logo, uma ESFJ, mas tenho dúvida da primeira letra (xSFJ), por isso, não direi qual a função dominante (em 3º lugar, a tiparia como ISFP. O que você acha?):
Fe
Prim tem uma necessidade de ajudar os outros. Ela está interessada em falar com outras pessoas e descobrir o que está acontecendo através de suas mentes. Prim tem muito mais jeito social do que sua irmã: é muito mais apresentável, fácil de falar, atenciosa e apropriada. Ela é ótima para ajustar seu comportamento para fazer as coisas e é muitas vezes responsável por sentimentos de outros. Ela faz isso através de sua formação em enfermagem, bem como com os animais resgatados. Prim ama todas as criaturas vivas, mesmo as mais feias. Ela tem uma cabra de estimação que ganhou de Katniss doente e que tratou até ficar boa (tendo sido um dos motivos de Katniss tê-la dado) e um gato horrível, que o trouxe morrendo de fome e cheio de parasitas. Prim ficou ao lado de sua mãe, mesmo durante os casos mais horríveis, mesmo ela tendo "medo de sua própria sombra."
Si 
Prim compara suas experiências em ajudar animais com ajudar as pessoas durante a rebelião. Prim é muito dirigida a detalhes e é boa em reviver experiências. Enquanto Katniss se constrange com nudez, Prim é imperturbável. Ela viu pessoas nuas dezenas de vezes e está ciente de que o corpo humano é apenas um corpo humano, algo que ela já viu várias vezes. Prim também está ciente de que a Capital usa Peeta a fim de quebrar Katniss por causa da experiência do passado, o que é interessante aqui é que devo observar que Prim é emocionalmente estável (graças a Katniss).
"Nós poderíamos fazer, sabe? Deixar o distrito. Fugir.
Viver na floresta. Você e eu, nós podemos fazer."
Gale Hawthorn - ri quando está com Katniss, mas pode se zangar facilmente, e ela é quem lhe acalma. Tipo, quando ele disse que para Madge (Undersea) que seu vestido era bonito, e ela respondeu que queria parecer bem/legal/bonita/elegante se fosse escolhida para "ir para a Capital", ele respondeu friamente que ela nunca iria para a Capital, que ela só tinha 5 entradas e ele, com 12 anos, já tinha 6, o negócio das tessárias, que ela não passava pelo que muitos outros tinham de passar, e tal, e a Katniss teve de controlá-lo. T.
Gale odeia a Capital mais do que qualquer um, e sempre diz que uma rebelião seria melhor do fazer tudo o que ela quer (N). Também acredita na ideia de vencer a qualquer custo. Discutiu algumas vezes com Katniss sobre como a rebelião deveria ser (NJ). Enquanto ela queria salvar vidas se a rebelião fracassasse, ele preferia sacrificar alguns para garantir a vitória. Katniss pensa em curto prazo, ele, a longo prazo, sobre como é melhor preservar a vida em Panem. Sua "crueldade", combinado com seu ódio pela Capital, o torna um líder nato e lhe dá novas técnicas de combate.
Gale realmente tem uma personalidade muito idealista e é bem determinado, além de independente e não tá nem aí pro que a Capital pensa, não quer ser influenciado por ela de jeito nenhum. Quando ele acredita em algo que estava sendo desafiado, ele não hesita em lutar por isso. Logo, tipo ele como ENTJ, embora também tenho dúvida quanto à primeira letra (xNTJ), mas a impulsividade dele me parece uma manifestação de Se (3ª função no ENTJ).

Madge Undersee - filha do prefeito e colega de classe de Katniss, como esta, era quieta e solitária na escola, o que contribuiu para sua "amizade". No entanto, ela pode ser urgente, forte e apressada na sua maneira de falar. Ela também é muito cautelosa, se não desconfiada, com pessoas que ela não conhece, se tornando distante e fechada se ofendida (tá lendo, Gale?). Por ter conversado poucas vezes com ela, Katniss não a considerava sua amiga, mas tudo mudou quando ela lhe deu o broche do tordo. Katniss a descreve como quieta, bondosa e corajosa. ISTJ?
"Pelo menos vocês dois têm maneiras decentes. A dupla ano passado comeu tudo com as mãos , como um par de selvagens. Atrapalhou completamente minha digestão."
Effie Trinket - Effie é um ser que vive em um ambiente social e em ser uma anfitriã (E); ela é ótima em perceber as questões que estão presente (S); é borbulhante, ainda mais que ela está cercada por Katniss e Peeta, o mais que ela chega a um acordo com seus sentimentos (F); Effie é extremamente pontual e está sempre fazendo um cronograma ou planejamento (J). Logo, uma ESFJ. E eu não tenho dúvida. Só para garantir, vamos analisar as três funções iniciais.
Fe dominante
Ela se liga nas atividades sociais e compartilha o comportamento típico da Capital. Como anfitriã, se esforça em adaptar seus tributos à sua nova vida na Capital, e se irrita quando não correspondem a isso, especialmente Katniss e Haymitch. Tende a criticar os outros que não compartilham suas boas maneiras (Haymitch) e tenta o seu melhor para ajudá-los, e é por isso que ela os ajuda a se preparar para entrevistas e apresentação durante a sua estadia na Capital. Quando ela encontra pela primeira vez Katniss e Peeta no trem, ela observa que eles têm boas maneiras e são seres educados, mas depois, ela cresce ligado a eles, sabendo que podem morrer nos Jogos. Quando Katniss aponta a flecha para os Idealizadores dos Jogos, ela tenta confortar Katniss dizendo que "eles mereceram. É trabalho deles prestar atenção em você. E só porque você vem do Distrito Doze não é desculpa para te ignorarem."
Si secundário
Effie presta muita atenção aos detalhes acima de tudo. Ela conhece todo o ritual e cada passo do caminho que seu trabalho exige. Effie adora estar na hora certa e é pontual e ordenada. Não se incomoda em ter uma agenda apertada e acredita que qualquer atraso, mesmo de cinco minutos, pode arruinar um dia inteiro de eventos. Effie também tende a olhar para o passado, o que ela quer usar como alavanca para uma "promoção" para outro distrito e tenta se apresentar como a mais apresentável possível.
Ne terciário
Sua Ne se encaixa com a Ni de Haymitch. Haymitch diz que os tributos precisa de um "ângulo" para trabalhar e Effie ajuda a trazer esse ângulo para fora. Ou pelo menos ela tenta. Ela também percebe a rebelião, mas faz vista grossa em relação aos rebeldes, o que mostra que esta é realmente uma de suas funções reprimidas. ESFJs tendem a se encaixarem totalmente com a opinião pública, devido à falta de Ti e Effie é um exemplo clássico disso. No começo, é uma defensora ferrenha da Capital, pois ela adora o seu trabalho, conseguindo ver os Jogos apenas como entretenimento, sem ver todo o sofrimento e decadência que eles causam.
Peeta Mellark - é charmoso e conversador (E); se garante em improvisar e criar (N); é sensível, bondoso e não gosta de conflito (F); e pode mudar um plano inteiro a qualquer momento (P). De todos, é o que mais tenho certeza: ENFP. Bem, você pode até me convencer de J, mas com certeza ele é um NF (idealista), pois ele disse que não ia perder sua identidade por causa dos jogos (página X).Digo isso por que, de longe, ele pode parecer um ESFJ. Mas vamos verificar. PODE conter spoiler!
Ne dominante
Parte da razão porque Peeta era tão melancólico durante os eventos na Capital no primeiro livro é que ele é uma pessoa que olhava pro futuro e de repente deu uma chance de 1/24 de estar vivo em um mês. No entanto, ele iniciou um monte de coisas que funcionavam: tinha uma estratégia planejada e criou seu próprio ângulo. Ele é quem muda a natureza dos dois Jogos que participou por expor novas ideias, como sugerir que gostar de Katniss os daria uma vantagem ou dizer que ela estava grávida. Ele também é bom com palavras, mas é notavelmente bom com elas externamente. Sempre sabe o que dizer, fazendo dele uma força motivadora e um grande competidor.
Fi Auxilar
Tende a empregar muitas vezes seus próprios sentimentos. Algumas pessoas pensam que, como geralmente é direcionada a outra pessoa, automaticamente se qualifica como Fe. Mas Peeta apenas quer salvar Katniss e apenas porque está legitimamente apaixonado por ela. Katniss dúvida de sua sinceridade, mas devido ao seu ponto de vista falho, podemos captar algumas dicas através da narrativa. Na mente de Peeta, ele sabe que há mais vantagem em Katniss viver do que ele, já que ela é uma fornecedora (sem ela, sua mãe e irmã morreriam). Ele não age como age só pra ser gentil, mas porque isso combina com seu alinhamento pessoal.
Te Terciário
Peeta demonstra isso quando está com Haymitch (provavelmente um forte usuário de Te). Peeta desafia um monte de coisas que Os Jogos dão aos seus concorrentes e sabe como mexer o jogo do seu jeito. Ele foge do Banho de Sangue porque sabe que isso lhe custará a vida, e se alia aos Carreiristas porque sabe que pode salvar Katniss. Também é bastante decente em seguir adiante com os planos de outros por todo o caminho de Em Chamas.
Si Inferior
Peeta usa algum de seu conhecimento passado para o bem no começo da série, mas, através da sua forte Ne, é capaz de achar um uso para todos os seus talentos de novas maneiras. Por causa da terrível situação a que ele foi colocado, ele é forçado a invocar seus pontos fortes e utilizá-los, tais como sua habilidade em decorar bolos para se camuflar (honestamente, a Ne faz ele usar esse talento de uma maneira engenhosa) ou sua habilidade em carregar fardos pesados de farinha para arremessar coisas pesadas e afins.
Haymitch Abernathy - difícil, difícil. Garanto T, e só (xSTP, INTx). Alguns o veem como ESTP, outros, como INTJ. INTJ realmetne combina bem, embora o ISTP seja uma segunda opção. Ele vive sozinho e não liga muito pra ninguém (IxTx). Sem se falar que Peeta diz a Katniss que ela e Haymitch são muito parecidos e parecem se comunicar por telepatia, pois chegam às mesmas conclusões. Deve ser o IxTx com Ni.
Nós todos gostaríamos que você soubesse o... privilégio que tem
sido para nós cuidar para que você fique cada vez mais linda. (Venia)
Octavia (unhas), Venia (depilação e sobrancelhas) e Flavius (cabelos) - ISFPs? ISFJ, ESFP ou INFP, caso mudem.
Lázaro Ramos Cinna - (hahaha "foguinho" - tudo a ver! XD) o Gale e a Prim podem até serem legais, mais como o Cina não tem, não. De longe, um dos meus personagens favoritos da série. Desde a primeira vez que ele apareceu, já me chamou a atenção. No final você entenderá. Vamos às funções.
Diferentemente dos seus auxiliares, cheios de frescuras e extravagâncias, Cinna é bem mais simples e discreto. Suas duas características que mais me chamaram a atenção é sua super criatividade (N), que ele sempre buscava deixar Katniss fora do comum, inovadora, não necessariamente impressionante ou deslumbrante, só para chamar a atenção, (prova disso é seu próprio visual, bem simples e discreto) mas valorizando o que ela tinha de melhor, com todo um significado, e sempre a encorajava, nunca a forçando a fazer algo contra a vontade dela (NF). Em suas escolhas de trajes, sempre aplicava um significado, como já falei, aludindo ao Distrito 12 e às características de Katniss (o negócio do fogo e do tordo e tal). Sem se falar que ele sempre lembrava do broche de tordo pro uniforme dela. Essa busca de autonomia e originalidade grita como Idealista (NF), embora alguns o considerem como ISFP, mas acho que deve ser por causa do esteriótipo dos ISFPs quanto à estética e afins.
Embora alguns o considerem um ENFJ, por causa do seu apoio à Katniss, não consigo ver o E nele, restando apenas duas opções de INFx. Eu o tipo como INFJ, mas se você me convencer de INFP, aceitarei na boa, ainda mais que é a mesma função dominante dos ISFPs (Fi).
Portia
Pode gritar.
Portia - assim como Cinna, é muito sangue-frio e encorajadora. Quando Katniss achou que teria uma pontuação de treinamento ruim por ter atirado na maçã na boca do porco dos  Idealizadores dos Jogos, Portia assegurou-lhe que as "pontuações apenas importam se elas são muito boas, ninguém presta muita atenção em pontuações ruins ou medíocres. Pelo o que eles sabem, você podia estar escondendo seus talentos para conseguir uma pontuação baixa de propósito. Pessoas usam essa estratégia”. Portia disse acreditar que Katniss amava Peeta pela forma como ela corou quando Peeta anunciou seu amor por Katniss durante a entrevista, mesmo que, na realidade, Katniss estava furioso até Haymitch raciocinar. Quando Effie afirma que ela é uma "expert" em arquitetura (Em Chamas), Portia é quem quebra o longo silêncio que se segue, dizendo: "ah, sim, eu ouvi falar". IxFx. ISFP?
João Kleber Caesar Flickerman - um pouco fácil, um pouco difícil. Não resta dúvida de que é um E, mas, embora eu consiga ver uma combinação de Fe com Se, não consigo me decidir por ESTP ou ENFJ (SeTiFe ou FeNiSe), embora esteja propenso a tipá-lo como ENFJ mesmo, por causa do Ni (sua criatividade em criar perguntas instantâneas). O que você acha?

Na próxima postagem da série, os Tributos, Presidente Snow e personagens de Em Chamas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Angel Lyla