Seguidores

terça-feira, 24 de junho de 2014

Resenha (?) de A Escolha (The One) - Kiera Cass

And all I gotta do
Is thank you, girl.
- The Beatles


"Não, não posso tomar essa decisão
E acabar com o meu coração
(Que já se acostumou).
Não, eu tenho tanto medo de perder
Escolher uma e me arrepender
Eu tenho medo.
Não vou me acostumar 
Você vai ter que escolher 
Pois do jeito que está,
Baby, você pode acabar sozinho.
Mas se quiser me amar 
Não te divido com ninguém, 
Nessa história de harém.
Amor, não dá, não dá.
Duas Paixões, Dois Amores
É loucura que somente o coração
Pode explicar."


A Escolha (The One) - Kiera Cass
Livro 3 d'A Seleção - 2014
352 páginas - Editora Seguinte

Quando vi a tradução do tema The One, não curti muito. Mas agora é diferente. Embora não tenha muito a ver com o tema original, foi muito apropriado. As vezes em que essa palavra apareceu na narrativa me foram bem marcantes. De longe essa é a capa que mais gostei da série, tanto a imagem quanto o estilo, o relevo, o brilho. Deve ser o significado. Interessante que, das minhas três principais distopias, essa foi a primeira que comecei a ler e a última que terminei (precisamente às 14:24h de hoje, 24/06/2014).

Nem acreditei quando cheguei de viagem e vi um pacote em minha mesa. Era A Escolha. Apesar de ter adiado o máximo que consegui o começo da leitura desse livro, eu realmente o amei e a série como um todo, a ponto de fazer uma postagem para o blog após tanto tempo. Se você já leu, sabe o que quero dizer. Se não, nem adianta eu usar todas as palavras do dicionário que não seriam suficientes.

Foi surpreendente o final que Kiera deu a alguns personagens. Nunca me passou aquilo pela cabeça. Eu lia apreensivo, tentando não diminuir a quantidade de páginas restantes. Mas era irresistível. Li e reli com uma folha em branco bloqueando as próximas linhas, para não ler rápido nem ter surpresas precipitadamente. Cada capítulo mais surpreendente e emocionante que o outro. Nem consegui escolher uma frase para destacar. É sério, foi muita coisa de tirar o fôlego, que nem posso dizer para não dar spoiler, mas você tem que ler esse livro! Quase tive um enfarte em várias partes, algumas pelas Selecionadas restantes, algumas pelo Rei, outras pelo Maxon e algumas pela America.

A mudança nos personagens foi bem evidente (especialmente a America. Suas reflexões e decisões são indescritíveis). Eles amadureceram bastante desde A Elite. Tive de aceitar o final do livro, embora ficasse querendo saber mais, saber o que aconteceu em seguida. Nem acreditei quando acabou.

5 estrelas, de 8 pontas. ;D

Parabéns, Kiera. E muito obrigado. Você merece.

Mudaram as estações...
Nada mudou...
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu.
Está tudo assim tão diferente.

(Ah, dá vontade de chorar ouvindo essa música e pensando no livro)

Um comentário:

  1. Mais uma pra deixar um gostinho bom na mente de quem ainda não leu, tipo eu! Senti falta dessas resenhas. =)

    ResponderExcluir

Angel Lyla